Instituto Brasilfisio

Osteopatia Clínica (Estrutural, Visceral e Craniana)

A Osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico manual das disfunções de mobilidade articular e teciduais em geral, no que consiste em sua participação no aparecimento das enfermidades. Este método baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo foi criado pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still em 1874. Desde então a Osteopatia foi difundida para vários países, sendo que no Brasil é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia (RESOLUÇÃO Nº 220, 23 de maio de 2001.).

Descrição
A Osteopatia é um método diagnóstico e terapêutico manual das disfunções de mobilidade articular e teciduais em geral, no que consiste em sua participação no aparecimento das enfermidades. Este método baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo foi criado pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still em 1874. Desde então a Osteopatia foi difundida para vários países, sendo que no Brasil é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia (RESOLUÃ?Ã?O Nº 220, 23 de maio de 2001.).

A palavra OSTEOPATIA vem do Grego osteon (osso) e pathos (efeitos que vem do interior), portanto significa â??os efeitos internos originários da estruturaâ?. Still acreditava que as enfermidades, suas causas e tratamentos advêm de desequilíbrios internos que repercutem sobre o corpo, impedindo a comunicação livre entre o sistema nervoso central e todos os outros tecidos.

Baseado nestes princípios, o foco do tratamento Osteopático é detectar e tratar as chamadas Disfunções Somáticas, que correspondem à diminuição de mobilidade tridimensional de qualquer elemento conjuntivo, caracterizadas por restrições de mobilidade (hipomobilidades).

Além das repercussões mecânicas destas disfunções somáticas, também ocorre um fenômeno neurofisiológico conhecido como facilitação medular, alterando o limiar de excitabilidade dos neurônios relacionados ao segmento medular disfuncional. Todos os tecidos inervados pelo metâmero/segmento medular (músculo, pele, osso, víscera, artéria) sofrem conseqüências, causando adaptações em todo o organismo e muitas vezes sintomas distantes dos problemas iniciais. Devido às relações diretas e evidentes do sistema neuromusculoesquelético com os outros sistemas, acredita-se que os fenômenos neurofisiológicos ligados às disfunções somáticas deixam o organismo vulnerável às enfermidades.

O corpo humano apresenta uma admirável capacidade de adaptação em relação aos meios (externo e interno). Quanto maior a quantidade de adaptações causadas por mecanismos disfuncionais, menor é a capacidade de defesa do indivíduo.

A Osteopatia pode ser subdividida basicamente em três classes (descritas abaixo), contudo deve ficar claro ao leitor que a filosofia Osteopática envolve o profundo conhecimento anatômico e fisiológico global, relacionando todos os sistemas para formular hipóteses de diagnóstico e aplicar os tratamentos de forma eficaz. Desta forma, a Osteopatia diferencia-se de outros métodos de terapia manual, pois busca trabalhar de forma integral proporcionando condições para que o próprio organismo busque o equilíbrio/homeostase.

OSTEOPATIA ESTRUTURAL
Ã? relacionada às disfunções músculo-esqueléticas, atuando com foco no restabelecimento/manutenção da mobilidade tecidual (articulações, músculos, ligamentos, fascias, etc). Para isto, o terapeuta tem um amplo arsenal de técnicas manuais específicas para cada tipo de tecido.

OSTEOPATIA CRANIANA
Um discípulo direto de Still, William Sutherland, foi o descobridor da existência de um micromovimento rítmico dos ossos cranianos relacionado com tensões das meninges (dura-máter) e a produção/absorção do líquido cérebro-espinhal. As disfunções deste sistema podem repercutir principalmente sobre o sistema nervoso autônomo, nervos cranianos e vascularização craniana. Sutherland propôs o tratamento craniano seguindo os princípios da filosofia Osteopática.

OSTEOPATIA VISCERAL
No final do século XIX, o Sueco Thure Brandt criou um método manual para tratar as disfunções de mobilidade visceral. Este método adotado pela Osteopatia está direcionado ao bom funcionamento do corpo relacionando vísceras, sistema nervoso e sistema estrutural. Trata-se de técnicas de manipulações aplicadas diretamente sobre as vísceras e fascias circundantes, e/ou estimulação reflexa do sistema nervoso autônomo no intuito de melhorar a vascularização, suprimir arcos reflexos nociceptivos e desequilíbrios neurovegetativos, diminuir espasmos da musculatura lisa e aderências fasciais.

O diagnóstico e tratamento Osteopático são realizados de forma global sem limitações de idade, integrando os sistemas corporais na busca das causas das enfermidades e não somente suas conseqüências.

O objetivo desta apostila é descrever aspectos relevantes da Osteopatia, como seu histórico, generalidades e princípios fisiológicos. O intuito é auxiliar na preparação do aluno para compreender de forma clara as informações essenciais para a continuidade do curso, para que possam aplicar a filosofia Osteopática de forma eficaz na sua prática clínica diária.

Quando utilizada corretamente por um profissional devidamente qualificado e habilitado, a Osteopatia além de não produzir efeitos colaterais, costuma gerar uma resposta terapêutica rápida e segura, proporcionando a diminuição ou eliminação das dores e o restabelecimento da homeostasia natural.

Ministrantes
Curso ministrado pela equipe de professores do C.L.O – Colégio Latino-Americano de Osteopatia.

Dr. Francisco Fleury U. Santos Junior;
Dr. Vinícius Mendonça Assunção;
Dr. Andreazza Cavalcante;
Dr. Isidro Marques Ribeiro Junior;
Dr. Jefferson Pacheco Amaral Fortes;
Dr. Luiz Carlos Antônio;
Dr. Antonio Viana de Carvalho Jr;
Dr. Willian Cavalcante Torres Fernandes;
Dr. Pedro da Cunha Lopes;
Dr. José Bezerra Góes Neto.

Data
Fortaleza-CE: Inscrições Abertas

Teresina-PI: Inscrições Abertas
Recife-PE: Inscrições Abertas
Campina Grande-PB: Inscrições Abertas
Natal: Inscrições Abertas
São Luiz-MA: Inscrições Abertas
Londrina-PR: Inscrições Abertas
Cuiabá-MT: Inscrições Abertas
Maceió-AL: Inscrições Abertas

Local
MATRIZ E COORDENAÇÃO: INSTITUTO BRASILFISIO

Rua Solon Pinheiro, 1539, Fátima, Fortaleza-CE

(85) 3081-8270 / 3065-7595

Carga Horária
400h

Sobre o investimento
Valor correspondente a turma de FORTALEZA-CE!

Matricula: R$ 100,00

20x R$ 490,00 (Mensal)

10% de desconto para pagamentos até dia 10 de cada mês.

OBS: O primeiro pagamento será efetuados no primeiro dia do primeiro módulo e os restantes cada inscrito receberá um carne com os 19 boletos bancário.

Antes de se inscrever, leia com atenção as condições de inscrição
O aluno ao completar o curso recebe o diploma de pós graduado.

O curso ocorre no período de 20 meses no formato modular.

– Titulação de Especialista em Osteopatia, após a entrega e aprovação do artigo à banca examinadora do C.L.O.

Conteúdo
01- Introdução à Osteopatia, Neurofisiologia, Prática Baseada em Evidência;
02-Osteopatia Estrutural ? Coluna Torácica e Costelas;
03-Osteopatia Estrutural ? Coluna Lombar;
04-Osteopatia Estrutural ? Coluna Cervical;
05-Osteopatia Estrutural ? Pelve (Ilíaco e Sacro);
06-Osteopatia Estrutural ? Membros Superiores;
07-Osteopatia Estrutural ? Membros Inferiores;
08-Neurodinâmica Clínica em Osteopatia;
09-Sistema Nervoso Autônomo + Charneiras;
10-Osteopatia Visceral I ? Introdução e Manipulação Torácica
11-Osteopatia Visceral II ? Manipulação Abdominal I
12-Osteopatia Visceral III ? Manipulação Abdominal II
13-Osteopatia Craniana I
14-Osteopatia Craniana II e ATM;
15-Sistema Vestibular e Posturologia;
16-Osteopatia Clínica – Prática.

Mais Pós-graduações

O INSTITUTO CEARAFISIO tem o prazer de comunicar que desde 2013 iniciou a coordenação das turmas do curso de Pós Graduação em Coluna Vertebral, onde a mesma é autorizada pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Coluna – SOBRAFIC. O tema é inovador com profissionais renomados nacional e internacionalmente. O curso será no formato modula de uma vez por mês e as inscrições estão abertas.
O INSTITUTO CEARAFISIO tem o prazer de comunicar que a partir de Outubro de 2013 iniciou a coordenação da turma do curso de Pós Graduação em Fisioterapia Manual, Funcional e Postural. O tema é inovador com profissionais renomados nacional e internacionalmente. Os cursos será no formato modular de uma vez por mês e as inscrições estão abertas.